O frequentemente esquecido cartucho .30-06

Eu estava recentemente fazendo uma lista de equipamentos para levar comigo nas próximas caçadas de veados em novembro, primeiro para o Texas e depois para o noroeste de Ontário. Para ambas as caçadas, debati entre pelo menos algumas opções diferentes de rifle . Curiosamente, percebi que, embora eu possua dois rifles diferentes com câmara em .30-06 Springfield , qualquer um dos quais seria adequado para qualquer caçada, me vi ignorando esse venerável calibre antigo em minha deliberação. Não tenho dados concretos, mas acho que cada vez mais outros caçadores estão fazendo o mesmo, e isso é uma pena, porque esse cartucho merece tanto respeito hoje quanto quando nossos pais e avós vagavam pela floresta, ao escolher uma loja armas de fogo paraguai

O .30-06 Springfield usa uma bala de calibre .30 – daí o “.30” em seu nome – e foi adotado pelo Exército dos Estados Unidos como sua câmara de serviço em 1906 – daí o “06” – permanecendo seu cartucho de rifle primário para quase 50 anos, com uso militar limitado na década de 1970. Usados ​​em ambas as Guerras Mundiais, bem como na Coréia e no Vietnã, inúmeros rifles e munições excedentes do exército chegaram às mãos de caçadores norte-americanos após esses conflitos, e fizeram do .30-06, sem dúvida, o cartucho de caça grossa mais popular do mundo. América do Norte durante grande parte do século passado.

O .30-06 é um dos cartuchos mais versáteis de todos os tempos, adequado para praticamente qualquer jogo pequeno ou grande encontrado no continente, com cargas apropriadas. Munições carregadas de fábrica com balas que variam de 150 a 220 grãos estão prontamente disponíveis, incluindo cargas de alto desempenho com balística que rivaliza com muitos calibres “magnum”. Os carregadores manuais têm uma variedade ainda maior de opções de balas disponíveis, incluindo balas de 110 grãos para uso em vermes e predadores.

Ironicamente, essa mesma versatilidade pode levar alguns caçadores a concluir que o .30-06 é um “pau para toda obra, mas mestre de nenhum”. Além disso, a enorme popularidade dos vários “magnums curtos” e até mesmo “magnums super curtos” ao longo da última década também certamente contribuiu para a redução da posição dessa bela e antiga rodada.

Quando eu era adolescente, meu avô decidiu que ia me comprar meu primeiro rifle de fogo central . Ele deixou para mim escolher a marca, modelo e calibre. Eu escolhi um Ruger em .30-06 . Eu debati a escolha do calibre por um bom tempo antes de decidir sobre o “aught six”. Meu raciocínio foi o seguinte: se eu estivesse em uma pequena cidade no norte de Ontário (mas poderia estar em qualquer lugar da América do Norte) e me visse sem munição para meu rifle de caça e minha viagem em perigo, as chances eram muito boas de que se a loja de ferragens local tivesse apenas um calibre de munição disponível, provavelmente seria o .30-06.

Se você tem um velho .30-06 em seu cofre de armas que não vê o campo há algum tempo, considere-o na próxima vez que for lá para uma caçada futura. Se você está no mercado para um novo rifle, dê uma olhada séria no grande e velho Springfield. Você realmente não pode dar errado.

Boa caçada.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora